Minha querida e amada Pra. Graicy Oosterbaan

Minha querida e amada Pra. Graicy Oosterbaan

Nosso amado irmão Rodolfo Ooosterbaan esposo da Pra. GRAICY

Nosso amado irmão Rodolfo Ooosterbaan esposo da Pra. GRAICY

Formatura de minha filha ADRIANA

Formatura de minha filha ADRIANA

terça-feira, 26 de janeiro de 2010

VIVENDO CONFLITOS EM NOSSAS VIDAS

Amados, sabemos que estamos vivendo em dias muito difíceis. Na verdade nem sabemos em geral o que vai acontecer. Sabemos também que, segundo a Bíblia, as coisas vão piorar.
Precisamos entender três aspectos importantes da situação de Sadraque, Mesaque e Abdenego, aos quais usaremos como exemplos.

1º.) Foram levados cativos para a Babilônia. Estavam ali não porque gostavam. Quando você não está em um lugar por necessidade e não por amor tudo fica mais difícil.

2º.) Estavam servindo a um rei que não era o seu. Servir a alguém por amor é totalmente diferente de servir por imposição. Sabemos isto quando somos obrigados a trabalhar com um chefe intolerante, ranzinza e injusto, mas que infelizmente é nosso chefe.

3º.) Estavam sendo obrigados a fazer algo contra seus princípios. Que situação difícil! Normalmente quando estamos vivendo conflitos em nossas vidas, problemas externos e internos, situações desesperadoras geramos expectativas em relação a como Deus vai resolver nossa situação, normalmente achamos que as situações precisam ser resolvidas logo e da nossa maneira, é comum até dizermos que Deus vai fazer isto ou aquilo, não entendendo o propósito principal da situação.

Gerar expectativa na maneira que Deus vai trabalhar é complicado porque nem sempre Ele trabalha como imaginamos, Ele trabalha como Ele determina.

Podemos aprender muito com tal situação.

Até Sadraque, Mesaque e Abdenego geraram expectativa na atuação de Deus. Isto era comum. O povo de Deus achava que já conhecia a Deus suficientemente para entender como Ele trabalharia.

Vejo muito isto nestes pregadores avivalistas e sensacionalistas, que gostam de pregar somente as coisas boas do Evangelho, que até querem determinar como Deus tem que agir. Já presenciei homens e mulheres que oram da seguinte forma: “Deus, você está obrigado pela tua palavra a fazer exatamente assim em relação a esta situação, ou a mim mesmo.”

Isto é o maior absurdo que podemos imaginar. Quem somos nós para determinarmos como Deus vai ou não vai agir? Precisamos entender a soberania de Deus. Se você não entender a soberania de Deus você só vai ficar revoltado, frustrado e ferido. Muitos chegam até a blasfemar, ao dizer que Deus não fez ou não faz aquilo que foi pedido.

Deus é soberano.
Deus lhe conhece.
Deus conhece seu futuro.

Os três servos de Deus disseram: v.17: “Eis que o nosso Deus, a quem nós servimos, é que nos pode livrar; ele nos livrará da fornalha de fogo ardente, e da tua mão, ó rei”.

Eles sabiam que Deus poderia livrá-los da fornalha, sabiam que eles poderiam ser tirados das mãos do rei tirano, mas O que Deus estava preparando para eles era muito maior. Deus não queria livrá-los da fornalha, Ele queria livrar seus filhos na fornalha.

Livrar da fornalha seria algo espantosamente grande, afinal era o soberano de um grande império que estava determinando a destruir a vida daqueles homens. A sua fúria era tão grande que ele mandou aumentar a fornalha sete vezes mais. Mesmo assim Deus poderia tirar a ira do coração do rei. Poderia até fazer com que os três homens fugissem da situação, mas Ele não fez nada disto, ele fez o rei realmente cumprir com o prometido dele.

Muitas vezes dizemos, porque o diabo faz tudo que promete, mata rouba e destrói, determina as coisas e cumpre, não entendo porque o caminho do inimigo é visível, um marginal diz para outro vou te matar e mata mesmo, alguém diz vou roubar e rouba mesmo, mas esperamos ver as coisas acontecendo conosco e nunca são como esperamos.

Precisamos entender porque devemos ser jogados na fornalha. Sei que muitos já estão dentro dela.

1 – Para sermos libertados de nossas amarras.

20 E ordenou aos homens mais poderosos, que estavam no seu exército, que atassem a Sadraque, Mesaque e Abednego, para lançá-los na fornalha de fogo ardente.

24 Então o rei Nabucodonosor se espantou, e se levantou depressa; falou, dizendo aos seus conselheiros: Não lançamos nós, dentro do fogo, três homens atados? Responderam e disseram ao rei: É verdade, ó rei.

25 Respondeu, dizendo: Eu, porém, vejo quatro homens soltos, que andam passeando dentro do fogo, sem sofrer nenhum dano; e o aspecto do quarto é semelhante ao Filho de Deus.

"Se, pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres." (João 8 : 36)

Precisamos passar pelo fogo para realmente nos tornar livres, muitas das situações que vivemos são causados por nós mesmos, não entendemos como, mas é verdade, nossas cadeias, nossa religiosidade, nossas prisões do passado, nossa maneira de viver, nossos próprios pecados muitas vezes determinam a situação que vivemos, eles nos prendem a esta situação, precisamos passar por dificuldades para sermos livres.

Alguns homens precisam passar por situações difíceis para serem libertos do orgulho, da altivez, da vontade própria. Queridos é muito bom, quando podemos sonhar com algo e pegar o dinheiro e comprar, é bom quando pensamos em comer alguma coisa e simplesmente nosso único problema ser a escolha de onde comer. É bom quando queremos comprar algo e nosso único trabalho e escolher a cor ou o modelo. Não é fácil quando precisamos de algo e não temos. Muitas vezes somos realmente jogados na fornalha, mas não por Nabucodonossor, mas pelo próprio Deus. Dizemos, Deus não vai deixar eu cair na fornalha, mas vai me livrar dela, e Deus está olhando pra você e dizendo, tadinho, nem sabe que sou eu que estou empurrando a mão dos homens que estão te levando pra lá.

Se você está dentro da fornalha hoje, pense se em alguma coisa que te prende, alguma amarra, é o tempo de você ser verdadeiramente livre.

2 – Chegar mais perto de Deus.

25 Respondeu, dizendo: Eu, porém, vejo quatro homens soltos, que andam passeando dentro do fogo, sem sofrer nenhum dano; e o aspecto do quarto é semelhante ao Filho de Deus.

Eles estavam contemplando a presença de Jesus, muitos homens estavam ali espantados, mas aqueles três homens estavam tendo o maior privilégio de suas vidas. Olha amado, as vezes precisamos estar dentro da fornalha para contemplar mais de perto a Jesus, viver mais a sua presença, entender mais seus propósitos, saber que é Ele que nos livra do fogo, saber que é Ele que não deixa o fogo nos queimar, igualmente aqueles discípulos que estavam naquele barco.

Marcos 4:37-40:
37 E levantou-se grande temporal de vento, e subiam as ondas por cima do barco, de maneira que já se enchia.
38 E ele estava na popa, dormindo sobre uma almofada, e despertaram-no, dizendo-lhe: Mestre, não se te dá que pereçamos?
39 E ele, despertando, repreendeu o vento, e disse ao mar: Cala-te, aquieta-te. E o vento se aquietou, e houve grande bonança.
40 E disse-lhes: Por que sois tão tímidos? Ainda não tendes fé?

Quando estamos perto de Jesus nada pode nos tocar, nada pode nos preocupar, nada pode nos acontecer, mas não podemos superar as adversidades se não estivermos junto com Ele nas adversidades. Mas muitos de nós só chegamos perto Dele quando estamos em dificuldades, sabemos que Deus permite que entremos na fornalha para nos aproximar de Jesus.

Não deixe que seja necessário você ir para a fornalha para ter um relacionamento diferenciado com Jesus. Não espere passar por uma situação difícil para conhecer o seu Deus. Ele quer ser conhecido por você em todas as horas, em tudo, em todas as situações, boas e ruins, mas não duvide que se Ele precisar te mandar para a fornalha para você ter uma experiência maior com Ele, Ele vai te mandar.

3 – Espantar os outros –

24 Então o rei Nabucodonosor se espantou

Meu irmão se a nossa vida com Deus não está espantando ninguém, se ninguém vê a Gloria de Deus em nossa vida, se através de nossa vida não estamos espantando o mundo, então Deus vai nos colocar na fornalha.

"4 E alguns deles creram, e ajuntaram-se com Paulo e Silas; e também uma grande multidão de gregos religiosos, e não poucas mulheres principais.

5 Mas os judeus desobedientes, movidos de inveja, tomaram consigo alguns homens perversos, dentre os vadios e, ajuntando o povo, alvoroçaram a cidade, e assaltando a casa de Jasom, procuravam trazê-los para junto do povo.

E, não os achando, trouxeram Jasom e alguns irmãos à presença dos magistrados da cidade, clamando: Estes que têm Espantado o mundo, chegaram também aqui;" (Atos 17.4-6).

Se a nossa presença não tem espantado o mundo, então precisamos da fornalha. Eu imagino por quantas fornalhas Paulo teve que passar para que alguém falasse que eles estavam espantando o mundo.

O rei se espantou, não com palavras, pois as palavras daqueles homens não surtiram efeito positivo no rei, mas a fornalha não ter queimado eles, isto sim espantou o rei.

O que vai fazer efeito nas vidas não são as tuas palavras, não é o que você fala que vai mudar a cabeça do teu marido incrédulo, não é o que você diz que vai conquistar ou mudar a vida daquela pessoa que você tanto ama. Mas o fato de você estar na fornalha e a fornalha não te consumir. Estar em meio às dificuldades e elas não desanimarem você, não destruírem você, isto sim vai espantar o mundo. Reis, governadores, os grandes homens e os pequenos também, vão se espantar a ver o quanto você verdadeiramente pode passar em meio ao fogo e ele não te consumir.
Que o SENHOR JESUS lhe abençoe ricamente.

terça-feira, 5 de janeiro de 2010

VAI NESTA TUA FORÇA E LIVRA ISRAEL DAS MÃOS DOS MIDIANITAS, PORVENTURA NÃO TE ENVIEI EU????


características evangelicas - Tudo referente a Palavra de Deus.


Cada vez que Israel semeava, seus inimigos vinham contra ele e destruíam os produtos da terra e não deixavam sustento algum, nem ovelhas, nem bois, nem jumentos. Israel ficou muito debilitado e clamavam ao SENHOR. Então Deus envia Seu Anjo(uma aparição pré-encarnada de Jesus Cristo) até Gideão e o saúda: “O SENHOR é contigo, homem valente.”
Será que um homem destemido e corajoso malharia sua colheita num vale às escondidas, ao invés de no topo de uma montanha, como tradicionalmente se fazia? Certamente para Gideão, o SENHOR havia abandonado o seu povo e agora viviam à sombra das ameaças e do mêdo, viviam vergonhosamente em covas e cavernas, deixando-se subjugar pelo inimigo.
“O SENHOR é contigo…”, é a primeira certeza que Gideão deveria ter e saber, que o SENHOR ouvira o clamor e atendera ao seu povo. Esta é a certeza que todos nós temos que ter, independentemente das circunstâncias, pois Deus nunca abandona àqueles que lhe pertencem. Deus não tinha falhado, Israel é que tinha pecado e se afastado dEle, e estava sofrendo as conseqüências. Eles tiveram a oportunidade de destruir seus inimigos anteriormente, mas não o fizeram, assim é a presença do pecado em nossas vidas, quando não o erradicamos, ele sempre tentará nos oprimir para nos fazer sua presa.
Graças a Deus , o SENHOR vê muito mais adiante que nós, e então se dirige a Gideão, identificando-o como “homem valente”. Gideão responde ao SENHOR imediatamente, demonstrando sua incapacidade espiritual de reconhecer com quem falava. Somos muito parecidos com Gideão, no momento das provas culpamos a Deus, achando que Ele nos deixou.
Como se o SENHOR nem o tivesse ouvido, diz a ele:
“Vai nessa tua força, e livra a Israel da mão dos midianitas; porventura não te enviei eu? E ele lhe disse: Ai, senhor meu, com quem livrarei a Israel? Eis que a minha família é a mais pobre em Manasses, e eu o menor na casa de meu pai.”
Novamente e pacientemente:
“Tornou-lhe o SENHOR: Já que eu estou contigo, ferirás os midianitas como se fossem um só homem.”
Apesar da tua cegueira espiritual, da tua miséria de vida, das tuas dificuldades e limitações, uma coisa é certa: “O SENHOR É CONTIGO”, “VAI NESSA TUA FORÇA”, “PORVENTURA NÃO TE ENVIEI EU?”, “JÁ QUE EU ESTOU CONTIGO, FERIRÁS OS MIDIANITAS COMO SE FOSSEM UM SÓ HOMEM.”
Muitas vezes Deus escolhe servos relutantes, como Moisés, Gideão e tantos outros, até mesmo como eu e você, que não nos sentimos preparados, argumentamos colocando obstáculos por causa da família, dinheiro, falta de talento ou algo semelhante, mesmo assim, Ele se apresenta e vem ao nosso encontro, com a mesma mensagem. Gideão usou a palavra Adonai, que descreve um dos nomes de Deus nas escrituras hebraicas, e pode ser traduzido por “Amo” e como todo “Amo”, Ele não pede, ordena e exige obediência absoluta.
Podemos concluir que, por mais que Gideão pudesse argumentar, o SENHOR só queria a obediência absoluta, pois a vitória dependia exclusivamente do “Poder” de Deus que estava à disposição de Gideão e de toda Israel. Prova é que venceram os midianitas de forma sobrenatural, com apenas trezentos homens.
Esse mesmo “Poder” nos é conferido no poderoso Nome de Jesus Cristo, pelo Seu Espírito Santo. O SENHOR não precisa dos nossos recursos, como Ele mesmo disse: “Já que estou contigo…” Vença a paralisia espiritual, pois o pecado já foi vencido na Cruz, aprenda a depender do Poder do Espírito Santo e parta para a conquista!
Passe a olhar e ver como Deus te vê, e como Ele vê todas as cousas com Seu propósito eterno.
Deus te abençoe grandemente!