
Nessa época é muito comum os meios de comunicação fazerem uma retrospectiva do ano que passou, veicular as últimas previsões, as profecias dos místicos esotéricos, umbandistas e “francos atiradores.” O mundo cada vez mais se torna um lugar violento, imoral e perigoso de viver. Muitos estão vazios, vão apenas beber e comer na passagem do ano, irão curtir a chegada do ano novo sem esperança de uma vida melhor, com significado, pois a sua filosofia de vida é “comamos e bebamos que amanhã morreremos.”
Abaixo alguns princípios para nós sermos abençoados em 2009:
1 Confie no Senhor de todo o teu coração e não te estribes no teu próprio entendimento, reconhece-o em todos os teus caminhos e ele endireitará as tuas veredas. (Pv 3:5)
As Escrituras nos concita constantemente a confiar no Senhor. Confiai no Senhor perpetuamente. (Is 26:4)
“Confia ao Senhor as tuas obras e os teus desígnios serão estabelecidos.” (Pv 16:3)
2 Cultive a presença de Deus.
Um relacionamento precisa ser alimentado, precisa de tempo. Ponha em ordem sua vida devocional: 1) Leitura regular e diária das Escrituras 2) Meditação 3) Oração 4) Adoração. Tenha o hábito de anotar suas reflexões. Deus disse a Josué que a vitória viria por ter coragem de obedecer a Deus, obedecer sua Palavra, para isso ele precisava meditar dia e noite para ser bem sucedido. Josué obedeceu e foi um vitorioso general.
3 Guarde o seu coração para o Senhor.
O mundo com mil vozes e centena de armadilhas quer conquistar teu coração, escravizar os teus sentimentos e te empurrar para baixo. Coração na Bíblia é centro dos pensamentos, emoções, projetos e decisões. Cuidado com a amizade com o mundo, ela te torna inimigo de Deus (Tg 4:4) e te trás maldições que produzem muito sofrimento. Por isso o Senhor fala “de tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procede as fontes da vida.” (Pv 4:23)
4 Cresça no temor do Senhor. O temor do Senhor é uma santa reverência para com Deus, uma atitude interior de respeitar a Deus e se afastar do mal. “Temer o SENHOR é odiar o mal; odeio o orgulho e a arrogância, o mau comportamento e o falar perverso.” (Pv 8:13). O temor do Senhor livra do mal, prolonga a vida (Pv 10:27). É fonte de proteção para os filhos (Pv 14:26), produz riquezas, honra e honra. (Pv 22:4).
5 Dê graças por tudo ao Senhor. (I Ts 5:18)
“Esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para conosco.” Dar graças por tudo é praticar a fé na soberania de Deus, é dizer: Tu Senhor estás no controle e eu confio em ti. Devemos lembrar a clássica expressão bíblica: “Sabemos que todas as coisas cooperam para o bem dos que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo os seus propósitos.” (Rm 8:28)
6 Evangelize, compartilhe o evangelho de Cristo, esta é a sua mensagem principal, peça sabedoria de Deus como fazê-lo. Você é sal da terra e luz do mundo e Jesus disse “não se coloca a cadeia (farol) debaixo da mesa, mas, se coloca no velador e ilumina toda a casa” (Mt 5:15 ). Não esconda a luz do Senhor, não seja como o homem que escondeu o talento e foi repreendido. Seja sábio, segundo Deus: “O que ganha almas é sábio.” (Pv 11:30). Esforça-te para conquistar almas para o Senhor, pois grande será teu galardão. Participe de um grupo familiar, leve seus amigos, ore por eles, vá buscá-los, promova cafés da manhã, almoços, passeios, retiros e envolva-os com o povo de Deus, é mais fácil “pescar” em grupo do que sozinho.
7 Faça discípulos. Evangelização e discipulado são as duas atividades mais importantes que o Senhor ordenou a seus discípulos. Evangelização sem discipulado é jogar água na areia, é enxugar gelo, mas os dois juntos são poderosos, agradam a Deus, edifica a igreja, o leva para frente, tira pecadores da beira do inferno, transforma a sociedade, porque produz cristãos firmes e comprometidos. É um trabalho duro, exige o melhor de nossas emoções, é necessário gastar tempo em oração, tem horas que é preciso confrontar, pegar “firme” para gerar caráter, compromisso, também devemos consolar, encorajar, incentivar e elogiar. É o trabalho mais importante a ser feito, mas se nós não priorizarmos tempo, se não organizarmos a agenda, vamos sempre dizer a mesma e cansada desculpa: “Não tenho tempo.” Pare com isso, tempo é questão de prioridade. Essa é desculpa dos desobedientes e egoístas, organize a sua vida e obedeça ao Senhor. (Mt 28:18-20)
8 Honre os seus superiores - sejam eles pais, pastores, chefes em seus trabalhos ou professores. O princípio mais quebrado na sociedade é o da autoridade, por isso estamos vivendo essa crise que hoje é institucionalizada. Ore pelos seus líderes civis ou espirituais. É fácil criticar o seu líder, supervisor, coordenador ou pastor, mas se gastássemos o tempo que criticamos em oração, ajudaríamos muito mais tanto a eles como a obra de Deus. Se afaste de pessoas ou líderes que criticam outros líderes da igreja, isso é um câncer, corrói, é como a AIDS, contamina e destrói. (Hb 12:15). A Bíblia diz que devemos honrar nossos pais. (Ef 6:1-3). Pais em Israel eram também os guias espirituais. A promessa de Deus para os que honram seus pais: “Para que te vá bem e tenhas longa vida sobre a terra.” (Ef 6:4).
9 Perdoe aqueles que te ofenderam ou peça perdão a quem você ofendeu. Não é possível ter um ano bom odiando alguém, querendo vingança contra outrem, a vingança pertence ao Senhor. Cuidado com esses sentimentos, eles adoecem a alma, o corpo e nos impede de ter comunhão com Deus, seca a nossa vida e nos lança nas mãos dos verdugos (agentes de Deus para atormentar), conforme Mateus 18:32-35. Peça perdão a quem ofendeu, seja humilde e isso será livramento para sua vida e para o seu próximo. “Atentando, diligentemente, porque ninguém seja faltoso, separando-se da graça de Deus; nem haja nenhuma raiz de amargura que, brotando, vos perturbe, e, por meio dela, muitos sejam contaminados.” (Hb 12:15)
10 Planeje e organize a sua vida. Organize sua vida financeira. Quanto sofrimento, aborrecimento, brigas e noites mal dormidas serão evitadas. Não compre, não venda, não gaste sem consultar seu cônjuge, mas se você é solteiro(a), peça opinião de pessoas experientes. Seja fiel em seus dízimos e ofertas, Deus não abençoa o infiel (Ageu 1:1-15).
Relaxe, a vida não é só trabalho. O Senhor determinou trabalhar seis dias e um descansar.
Os princípios de 1 a 5 poderão ser resumidos num: “Ame ao Senhor de todo o seu coração, de todas as suas forças, e de toda a tua alma e de todo o teu entendimento.” Os princípios de 6 a 8 podem ser resumidos por um mandamento: “Ame a teu próximo como a ti mesmo.” O 10 pode ser resumido por uma frase: Ame-se a si mesmo.
Pratique estes princípios e terás um 2009 muito abençoado.
Em Cristo,
características evangelicas - Tudo referente a Palavra de Deus.
Nenhum comentário:
Postar um comentário